Walmor Corrêa lança livro, Caixa Especial e inaugura Espaço 3 na Fundação

Março marca os 10 anos de atividades da Fundação Cultural Badesc, que preparou atividades especiais para celebrar este período de dedicação à cultura em Santa Catarina. Uma das atividades que promete reunir grande público será no dia 3 de março, a partir das 19h, com o lançamento do livro O Estranho Assimilado, de WalmorCorrêa,um dos artistas brasileiros de maior projeção nacional e internacional.

Neste mesmo evento, o artista lançará uma caixa com edição especial que contém além de livro, duas obras assinadas e numeradas. Para fechar a noite, a Fundação Cultural Badesc inaugura seu terceiro espaço expositivo, o Espaço 3.

Sobre o livro

O Estranho Assimilado, obra bilíngue (português e inglês),  apresenta um apanhado da produção de Walmor Corrêa nos últimos 15 anos. Com concepção do próprio artista, o livro de 400 páginas foi organizado pela historiadora e crítica de arte Paula Ramos que também assina os ensaios com Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale, Francisco Marshall, Maria de Fátima Costa e Mônica Zielinsky. O livro apresenta ainda textos produzidos especialmente para exposições individuais, desta vez assinados por Bianca Knaak, Blanca Brites, Icleia Borsa Cattani, Guy Amado e Rosângela Cherem.

“Reunimos textos e imagens para facilitar a compreensão do público sobre o meu trabalho, conforme o título se refere, assimilar o estranho”, explica Walmor.

Caixa Especial

Walmor Correa criou uma caixa especial com tiragem de 100 exemplares que contém o livro O Estranho Assimilado e duas obras assinadas e numeradas: Eletrocardiograma de Uma Sereia (76,5 cm x 11,5cm) e Laudo (23cm x 41cm), impressas sobre papel, carimbo e caneta esferográfica, obras que irão inaugurar o Espaço 3.

Espaço 3

Enfatizando seu projeto de preservar a Memória das Artes Visuais, a Fundação Cultural Badesc inaugura um pequeno espaço de 4 m2, localizado no hall de entrada do Casarão histórico. Batizado de Espaço 3, este ambiente será dedicado a revisitar exposições e artistas que fizeram história nos 10 anos da Instituição e nos 25 anos de inauguração do Espaço Cultural Fernando Beck.

O primeiro artista convidado a ocupar o Espaço 3 é Walmor Corrêa, que em 5 de agosto de 2009 inaugurou no Espaço Fernando Beck, a mostra Teleplastias, com curadoria de Rosângela Cherem, que ganhou o prêmio de melhor exposição daquele ano pela Fundação Frankilin Cacaes.

Para inaugurar o Espaço 3, o artista apresenta suas obras mais recentes: Eletrocardiograma de Uma Sereia e Laudo (impressão sobre papel, carimbo e caneta esferográfica) e Eletrocardiograma de Uma Sereia (neon sobre acrílico).

Sobre Walmor Corrêa

Discutindo os liames entre arte e ciência, Walmor Côrrea tem participado de importantes mostras nacionais e internacionais, desde, pelo menos, o início dos anos 2000. Em 2004, com sala especial, participou da XXVI Bienal Internacional de São Paulo. Em 2008, integrou a itinerante Os trópicos, que passou por diversas cidades do Brasil e também Berlim (Alemanha) e a Cidade do Cabo (África). Em 2014 e 2015, participou de várias exposições junto ao Museu de Arte do Rio (MAR). Walmor Corrêaestá representado em acervos de importantes coleções públicas e particulares do país.