Turnê do livro “Enquanto a Luz Durar” – Susano Correia

 

 

O novo livro Enquanto a luz durar é uma coletânea da longa série que venho desenvolvendo durante a última década. Apresenta uma curadoria de mais de 60 trabalhos, em sua maioria pinturas a óleo, em uma edição de luxo em grande formato, com capa dura e outros acabamentos especiais, e prefácio de Flávio Ricardo Vassoler.

          As primeiras pinturas e estudos desta série, datam de 2014. Nasceram de uma cena que, por conta do acaso, me apareceu; um homem cadeirante que passeava com seu pássaro engaiolado. Desenhei essa cena de memória e posteriormente a pintei. Após este incidente, aconteceu algo que costumo tratar como “tirar um siri do balaio”: você tira um e os outros vem dependurados (este desenho fundamental daria origem a todos os outros). O cadeirante misterioso me ensinou algo sobre pintura que mudou minha vida para sempre.

          Nesta época estava em vias de elaborar meu TCC em Artes Visuais, que veio a calhar para organizar um primeiro ensaio teórico ilustrado amarrando esta série. Em 2015 apresentei o projeto (a série de desenhos, acompanhada de poesias e também de sua fundamentação teórica, na forma de um pequeno livro), obtendo nota máxima e uma lisonjeira sugestão de publicação (que não conseguiria tornar realidade na época). O TCC ganhou o título de Embruxados por conta de uma forte referência de Franklin Cascaes (um artista e folclorista de Florianópolis), que pesquisava a cultura oral do povo da ilha, permeada por diversas lendas sobretudo de bruxas, para transformar tudo em desenhos, versos e cerâmicas. Em paralelo a isso, publicava periodicamente nas redes sociais a medida em que ia desdobrando e construindo em meus cadernos esse processo.

          A esta altura eu trabalhava em uma editora e foi justamente pelas dificuldades que passei, principalmente no ambiente de trabalho, que consegui muitos motivos para os desenhos. Desenhos que foram reunidos e pela primeira vez de fato publicados, em um ensaio artístico intitulado Notas Visuais (2017). A publicação independente dessas angústias desenhadas e trianguladas sempre com uma frase, me deu autonomia para poder me dedicar integralmente a esse projeto autoral e me desligar de vez do trabalho que me angustiava. Em 2018 veio o segundo livro, intitulado Face a face com o abismo, dando um fôlego a mais e engrossando o caldo (de siri) desta série que já possuía então mais de uma centena de estudos e passou a ser tratada por “aforismos visuais”, visto que o termo Embruxados parecia já não dar conta das atualizações do processo.

          Em 2020 publicamos o Diário de um pintor, com a reunião dos escritos poéticos e teóricos, além dos novos desdobramentos em desenho desta série, livro que trato carinhosamente como “livro branco”. E já em 2021, reeditamos em um único volume os dois primeiros livros de desenhos, com o acréscimo, finalmente, dos estudos contidos no TCC (Embruxados), coletânea intitulada Para sempre, nunca mais, o “livro azul”.

          Temos agora o coração estético e teórico em dois volumes, tudo isso para fundamentar o que considero minha maior ambição como artista: a grande obra em pintura. Agora reunida e apresentada também na forma deste livro: Enquanto a luz durar. O projeto gráfico e a organização deste livro são pensados e desenvolvidos a quatro mãos, em parceria com meu amigo Roberto Klaumann. Quando fechado, é um livro todo preto — inclusive com as laterais das folhas pretas; portanto um bloco maciço de pura escuridão cuja capa é ilustrada pela obra que dá o nome ao próprio livro. Na pintura um homem-vela está a meio caminho de derreter, feito metáfora da finitude e do percurso que é ser. Quando aberto, a luz da vida e do mundo ilumina as pinturas que são bastante coloridas em detrimento do livro fechado.

Sobre O Susano:

Com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, Susano tem hoje seu trabalho reconhecido por milhares de brasileiros que não tinham o hábito de apreciar a arte como forma de materializar seus sentimentos. Assim, suas obras vão muito além da percepção individual das pessoas e passam a ser, também, um movimento que democratiza o acesso à arte. “Busco que minhas obras sejam vistas por todas as vias. Tenho quatro livros publicados, fiz diversas exposições e desde sempre faço publicações também na internet – desde os tempos de blogs em 2008. Trabalho com significantes universais e acessíveis”, explica o artista.

Mais do que simples expressão, a arte para Susano Correia é um delicado canal de interação e um elemento vital para o desenvolvimento humano. Natural de Florianópolis e residente em São Paulo, seu trabalho é permeado pela preocupação didática de significar para as pessoas. Com inspirações em diversos movimentos artísticos, além da literatura, psicanálise, filosofia e na música, busca fazer cada um refletir sobre o cotidiano, seja nas telas, no papel, em gravuras e no digital, com obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos aqueles seres humanos que desejam olhar para si.

 

Serviço: Turnê do livro “Enquanto a Luz Durar” – Susano Correia

Data: 20 de novembro – segunda-feira

Horário: 17h às 21h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Entrada gratuita