Narrativa é baseada na vida de Glenio Sá Brito, pai do autor do livro
A Fundação Cultural Badesc lança dia 14 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, o romance biográfico Antes que chegue o outono, de Paulo Sá Brito.
Baseado na vida de Glenio Sá Brito, pai do autor, a publicação retrata de forma ficcional a história do personagem. Embora aborde uma dramaturgia de ordem familiar, o livro extrapola este universo.
De espírito independente e avesso à sociedade de consumo, Glenio publicou, em 1964, o livro O evangelho do homem, que está completando exatos 50 anos de sua edição. É um livro com seus pensamentos e indagações existenciais. Nascido em Montenegro, no Rio Grande do Sul, viveu a maior parte da sua vida em Curitiba.
“O texto nos conduz a um imaginário fértil de filho amoroso, de criador arguto, que decifra a vivência do pai, narra a sua história e resgata o seu pensamento”, escreve Hamilton Faria na apresentação de Antes que chegue o outono.
Paulo Sá Brito nasceu em Curitiba, mas reside em Florianópolis desde 1980. Publicou os livros Altina (1994), biografia de sua centenária avó materna, e Como quem risca a pedra (2004), romance sobre a juventude na época da ditadura.
Em coautoria com Luiz Cézare Vieira, publicou outros dois livros: Rádio Peão (2005) e Entre o passado e o futuro (2008), ambos relacionados à história da Celesc. Também foi selecionado em cinco coletâneas Conto e Poesia, com edição do Sinergia.
O quê: lançamento do romance biográfico Antes que chegue o outono, de Paulo Sá Brito. Quando: 14 de agosto, quinta-feira, às 19h. Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, fone 3224-8846. Quanto: gratuito.
Antes que chegue o outono, de Paulo de Albuquerque Sá Brito, editora Quorum Comunicação, 128 páginas, distribuição gratuita.