Livro Soy loca, Lorca, feito un chien no chão será lançado dia 4 de abril na Fundação Cultural Badesc

A Fundação Cultural Badesc promove na quinta-feira (04/04), às 19h, o lançamento do livro Soy loca, Lorca, feito um chien no chão, de Márcio Markendorf. Na mesma data será exibido no Cineclube o filme Hiroshima, mon amour, uma das inspirações para o livro.

A obra, publicada pela editora Urutau, é classificada como uma novela – maior que um conto, mas sem a mesma complexidade e a dimensão de um romance, e é vista pelo autor como uma longa carta de amor. “O grande tema do livro, o pathos amoroso, convoca o leitor a participar de um sentimento de conexão humana e densidade de experiência. Certamente, tudo com uma dose de estranhamento frente a alguns baralhamentos de fronteiras, seja as de gênero literário, seja as das convenções verdade-mentira”, comenta o autor.

O Márcio Markendorf é professor de literatura e cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou de coletâneas de contos e esta obra marca sua estreia na ficção literária e impresso solo.

Sinopses

Soy loca, Lorca, feito um chien no chão: uma mulher está encarcerada em local ignorado e sem razão aparente. Ela pressupõe que pode ter sido por força da loucura passional. Antes do cárcere, havia se apaixonado pelo falecido poeta Federico García Lorca. Se o amor é sair de si, essa narradora colocou-se corpo afora. Oscilando entre o delírio e a lucidez, baralhando a confissão e a ficção, a personagem escrutina os fragmentos do próprio passado afetivo, não sem atingir um ponto de virada alquímico e irreversível.

Hiroshima, mon amour: de Alain Resnais. França, Japão. 1959. 90 min. Drama. 12 anos. Com Emmanuelle Riva, Eiji Okada e Stella Dassas – Uma atriz francesa está gravando um filme antiguerra em Hiroshima e se envolve romanticamente com um arquiteto japonês com uma perspectiva diferente sobre a guerra.

O que: Lançamento do livro Soy loca, Lorca, feito um chien no chão, de Márcio Markendorf

Quando: quinta-feira, 4 de abril, às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC/ (48) 3224-8846

Entrada gratuita. Livro comercializado por R$ 35.