Roda de Conversa com o artista Tauan Gon, que apresenta a exposição “Cruzos Opacos” no Espaço Paulo Gaiad

Na quinta, dia 13 de fevereiro, será realizada uma Roda de Conversa com o artista Tauan Gon, que apresenta a exposição “Cruzos Opacos” no Espaço Paulo Gaiad, na Fundação Cultural BADESC.

No encontro, com entrada gratuita e que começa a partir das 19h, o artista vai falar sobre as obras expostas na mostra e sobre o processo criativo.

Sobre o Artista

Tauan Gon, nascido em Minas Gerais e criado no Distrito Federal, se formou em Artes Visuais pela UnB em 2015. No ano de 2022, se mudou para Florianópolis, onde cruzou com uma cena cultural negra aquilombada que o acolheu e provocou estar em roda. Também dos encontros, integra um Terreiro, onde é Ogãn, o médium que canta e toca para os orixás, entidades e para a família de santo.

Tauan Gon, vem pesquisando e produzindo sobre a figuração de corpos negros. A contínua pesquisa sobre imagens históricas, a leitura de pensadores negros e a vivência de saberes na oralidade – os pontos de terreiro, de capoeira, os sambas e outros – nutrem cruzos e fabulações destes com suas vivências. Muitos dos corpos figurados em seus trabalhos são de pessoas de seu próprio convívio. Com elas, busca pensar junto questões formais, conceituais, afirmações políticas e projetos de futuro. Com quem cria ensaios fotográficos e reencenações como referenciais para posteriores produções.

Em maio de 2024, participou da residência artística Paulo Gaiad, na qual submeteu projeto de experimentação em desenho em busca de novos procedimentos. À partir daí, outros processos e materialidades de onde vem buscando maior radicalidade e diálogo. Iniciando formulações também no campo de desenho, vídeo e dramaturgia.