Workshop Curadoria Contemporânea

Workshop Ana ZA Fundação Cultural Badesc abre inscrições para o Workshop Curadoria Contemporânea ministrado por Ana Zavadil no dia 1º de abril de 2016, das 10h às 12h e das 14h às 17. Inscrições até às 18h de 31/03 pelo e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com

Ementa: O curso tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem a curadoria contemporânea em suas mais diversas realidades. Faz-se necessário o estudo de seu enquadramento histórico, a sua prática no contexto das exposições na contemporaneidade e estudos de caso para a construção de uma visão analítica e crítica sobre a sua prática no circuito cultural. Aborda ainda a sua relação direta com a museografia, a expografia e a comunicação.

Programa:
– Enquadramento Histórico
– O que é Curadoria?
– Tipologias de Curadoria

– O Papel da Curadoria na Arte Contemporânea
– Museografia, Expografia e Comunicação
– Estudo de Casos
– Visita guiada à exposição Paisagem Plural

Ana Zavadil é Curadora-chefe do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, assinou a curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS e da 10ª Bienal do Mercosul. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte.