testa2

COMO EXPOR

Seleção por Edital de Exposições de Arte Contemporânea

Anualmente a Fundação Cultural BADESC lança Edital para ocupação de seus dois principais espaços expositivos: Fernando Beck e Paulo Gaiad. Fomentando, com isso, as artes visuais contemporâneas desde sua inauguração. O Espaço Fernando Beck foi criado em fevereiro de 1991, na Sede do Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC, sendo transferido para o atual endereço com a criação da Fundação em 2006. Seu nome é uma homenagem a um funcionário da Agência falecido pouco tempo antes da criação do Espaço.  O Espaço Paulo Gaiad foi criado em 2014, sob o nome de Espaço 2, sendo renomeado em 2018 em homenagem ao importante artista radicado em Santa Catarina, que realizou sua última grande exposição na Casa em 2016.

Priorizando a arte contemporânea, o Edital recebe inscrições de projetos com diferentes linguagens, como pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.

A seleção é decidida por uma comissão externa composta por membros de reconhecida idoneidade e notório conhecimento na área, cujos nomes são divulgados juntamente com o resultado.

Dentre as exposições selecionadas para o Espaço Paulo Gaiad, uma delas é destinada à categoria “PRIMEIRA INDIVIDUAL” – exclusiva para artistas que ainda não realizaram mostra individual em espaço expositivo oficial.

Vale ressaltar que a Fundação Cultural Badesc é uma entidade sem fins lucrativos e não funciona com a dinâmica de uma galeria. Isto é, não se responsabiliza pela comercialização das obras expostas nos seus espaços.

O lançamento do Edital costuma acontecer nos últimos meses do ano, com ampla divulgação em nossas redes sociais, site e mídia.  As inscrições são gratuitas e realizadas de modo online.

Veja no menu Inscrições > Edital as normas da última seleção.

Espaço Expositivo Fernando Beck.
Espaço Expositivo Fernando Beck.
Espaço Expositivo Paulo Gaiad.
Espaço Expositivo Paulo Gaiad.

Projetos Especiais

A Fundação reserva algumas datas do seu calendário para exposições especiais, exposições realizadas em parcerias com outras instituições e exposições em homenagem a artistas relevantes para a cena catarinense.

Durante todo o ano, a Fundação está aberta a propostas para ocupação de seus espaços alternativos, como os Jardins, Sala de Vidro, Espaço Oficina entre outros. Para mais detalhes, entre em contato por e-mail com a Equipe.

Entremostras

Uma forma alternativa de mostrar a produção pode ser feita através da participação na feira anual de artes, chamada Entremostras. Este projeto abre espaço para que os artistas tenham um contato direto com o público durante um sábado inteiro, conversando sobre seus processos criativos e comercializando suas obras. Além de artes visuais, a Entremostras é também aberta à produções de audiovisual, literatura, música, moda e design.

Consulte regulamento completo e selecionados das edições anteriores no menu Entremostras.