Interessados em participar dos sete encontros ministrados por Raul Antelo, Rosângela Cherem e Bianca Tomaselli, que acontecem de 22 de maio a 3 de julho, acesse o formulário de inscrição: clique aqui.
A Fundação Cultural BADESC apresenta o curso preparatório da exposição Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann, que estará em cartaz a partir do dia 27 de junho de 2024.
O curso Modos de in-existir, a arte de Juliana Hoffmann, consiste no conjunto de sete encontros, cujo eixo temático relaciona-se ao entendimento do processo poético da artista, bem como suas implicações no âmbito da teoria e crítica de arte contemporânea. O conteúdo teórico- conceitual resultante destes encontros será desdobrado em textos curatoriais, incluindo um catálogo.
Os encontros acontecerão de modo presencial na Fundação Cultural BADESC, interessados em conhecer melhor uma parte do repertório artístico contemporâneo podem se inscrever até o dia 19/05.
Os vagas são limitadas, gratuitas e abertas para todos os públicos.
CRONOGRAMA:
Primeiro encontro -4a-feira – Maio/ 22 – Raul Antelo / A forma e o informe. Morte e desastre.
Segundo encontro -4a-feira – Maio/29 – Rosângela Cherem / JH: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TRANSUMANCIAS
Terceiro encontro -4a-feira – Junho/05 – Bianca Tomaselli / JH: totemismo, ready-made e persona I
Quarto encontro -4a-feira – Junho/12 – Raul Antelo / Metamorfoses.
Quinto encontro -4a-feira – Junho/ 19- Rosângela Cherem / JH: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SERES SIMBIONTES
Sexto encontro -4a-feira – Junho/ 26 – Bianca Tomaselli / JH: totemismo, ready-made e persona II
Sétimo encontro -4a-feira – Julho/ 03 – Raul Antelo / Os objetos contingentes.
Ministrantes: Bianca Tomaselli, Raul Antelo, Rosângela Cherem.
BIANCA TOMASELLI é doutora em Literatura pela UFSC com estágio de pesquisa na Universidad de Granada, Espanha, financiado pela Fundación Carolina, mestre em Artes Visuais pela UFRJ e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e Artes Plásticas pela UDESC. Foi professora colaboradora na graduação de Artes Visuais da UDESC e Arquitetura da UNIESP Barddal e da pós-graduação em Artes Visuais da UNESC. É pesquisadora do programa de pós-graduação em Teoria Literária da Universidade da Coruña, Espanha para o qual tem realizado estágios de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Atualmente realiza
estágio pós-doutoral no Departamento de Literatura da UFSC com bolsa CNPq. Tem publicado e atuado como consultora Ad hoc em importantes revistas no Brasil e no exterior, como Colindancias, Revista de la red de hispanistas de Europa Central, Cuadernos del CILHA da Universidad Nacional de Cuyo e Artes & Ensaios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de textos críticos de exposições de arte moderna e contemporânea em livros e catálogos. Possui obras em importantes instituições públicas do país, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Museu Nacional Victor Meirelles e executou diversos projetos
artístico contemplados em editais e premiações de relevância como FUNARTE, ItaúCultural,
Fundação Joaquim Nabuco, Paço das Artes e Instituto Tomie Ohtake.
RAUL ANTELO (Buenos Aires, 1950) é professor de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden, na Holanda. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de vários livros, dentre eles, Crítica acéfala; Ausências; Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos; Alfred Métraux: antropofagia y cultura; Archifilologías
latinoamericanas e A ruinologia. Colaborou em várias obras coletivas, tais como Literary Cultures of Latin America. A Comparative History; Arte e política no Brasil: modernidades; Comunidades sem fim; Imágenes y realismos en América Latina e Il comune e/o l´estraneo. Editou A alma encantadora das ruas de João do Rio; Ronda das Américas de Jorge Amado; Antonio Candido y los estudios latino- -americanos, bem como a Obra Completa de Oliverio Girondo.
ROSÂNGELA M. CHEREM (Florianópolis, 1957) é doutora em História pela USP (1998) e doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. aposentada como Titular de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; possui orientações, pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas. Atualmente desenvolve pesquisa sobre GESTOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS EM SANTA CATARINA.
SOBRE A ARTISTA
JULIANA HOFFMANN nasceu em 1965, no interior de Santa Catarina, em Concórdia, e ainda na infância interessou-se pela arte. Entre individuais e coletivas, a inserção de Juliana no cenário artístico vem desde 1982, com apenas 16 anos realizou sua primeira exposição. A artista já expôs em diversas cidades catarinenses, em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília. Internacionalmente na Itália, França, EUA, Argentina, Holanda e Espanha. Participou de simpósios internacionais e realizou residências artísticas: na França, nos Estados Unidos, Espanha e Eslovênia. Em 2015 ganhou o Prêmio Aliança Francesa – uma residência artística na Cité Internationale des Arts em Paris. Em 2020 ganhou o Prêmio Aldir Blanc
Trajetória.
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