“Luto de Mim”: uma imersão sensorial

A artista Ananda Torres traz uma experiência imersiva e provocativa no dia 24/11 na Fundação Badesc: a videoinstalação “Luto de Mim”. Esta peça artística convida o público a mergulhar em uma jornada emocional através de projeções em materiais translúcidos suspensos do teto e sonoridades que se transformam ao se deslocar pelo espaço, que faz referência a um quarto de hospital.

A imersão proposta nesta instalação é concebida com a intenção do público sentar-se na poltrona do visitante ou deitar-se na cama do paciente, dando-lhes a oportunidade de explorar e vivenciar as projeções e sons de uma perspectiva singular intimamente planejada pela artista. Inspirada pela repentina realização da fragilidade humana e de encontros e flertes com a morte durante sua infância e juventude, a artista canalizou suas inquietações neste projeto. As imagens flutuantes se fundem com o ambiente sonoro criando uma sinergia única e um ambiente envolvente, onde o público experimenta de forma material as imagens e sons do espaço, trazendo à tona suas próprias experiências emocionais, conexões pessoais e sentimentos latentes.

Ananda Torres, natural de Santos/SP é cineasta residente em Florianópolis, sendo “Luto de Mim” seu Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema da UFSC e sua estreia nas artes visuais. Atuante no mercado audiovisual desde 2016 nas áreas de montagem e fotografia, a motivação por adentrar o universo das videoinstalações surge da vontade de se expressar para além da tela, trazer o sensorial para a cena juntamente com o cinema, sua paixão primordial. A artista torna público os espaços mais sombrios de sua mente, num pleno ato de confiança com os espectadores.

A videoinstalação é uma produção independente com apoio do curso de Cinema da UFSC, Labcine UFSC, Cinesupport Locadora e Covil Filmes, e estará aberta ao público gratuitamente no dia 24/11 a partir das 13h na Fundação Badesc, com vernissage às 19h.