Cineclube da Fundação Badesc exibe o filme Martírio, de Vincent Carelli

martirioNo dia 12 de setembro, terça-feira, às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural exibe o filme Martírio, de Vincent Carelli. O documentário narra a grande marcha dos índios Guarani Kaiowá na retomada de territórios, registrada por meio de filmagens do diretor iniciadas na década de 1980.

O longa-metragem, produzido em conjunto com os codiretores Ernesto de Carvalho e Tita, faz uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje. Esses índios habitam as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar as tribos e tomar as terras para si.

Premiado no Festival de Brasília 2016, Martírio é o segundo documentário de uma trilogia assinada por Carelli, cujo primeiro capítulo foi Corumbiara (2014) – sobre um massacre indígena em 1985 no sul de Rondônia  – e que se completa com um filme a ser lançado, Adeus Capitão.

Vincent Carelli, 63 anos, é fundador do projeto Vídeo nas Aldeias, cooperativa criada em 1986 que usa meios audiovisuais para documentar as atividades e preservar a memória indigenista no país.

O que: Exibição do filme Martírio, de Vicent Carelli
Quando: 12 de setembro, terça-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846