Fundação Cultural Badesc apresenta Mostra de Curtas Brasileiros

Convite WEB_Curtas BrasileirosO Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta na sexta-feira (01/07), a partir das 19h, a Mostra de Curtas Brasileiros com exibição de curtas-metragens produzidos por destacados diretores da história do cinema nacional.

Entre os filmes, os curtas-metragens Arraial do Cabo e Aruanda, documentários de 1960, que serviram de referência e inspiração para os jovens cineastas da época que iriam fundar o chamado Cinema Novo.

Também será exibido Couro de gato, curta-metragem produzido por um de seus principais diretores, Joaquim Pedro de Andrade. A Mostra encerra avançando até o final dos anos 60 com o início do Cinema Marginal e o filme Blá Blá Blá, de Andrea Tonacci, subvertendo tudo o que veio antes.

A entrada é gratuita e os ingressos são limitados.

Sinopses:

Arraial do cabo: de Paulo César Saraceni. Brasil. 1960. 17min. Documentário. Sem classificação – Com a instalação da Fábrica Nacional de Álcalis em Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro, o vilarejo vê seus peixes morrerem e os pescadores partirem em busca de trabalho.

Aruanda: de Linduarte Noronha. Brasil. 1960. 20min. Documentário. Sem classificação – A vida em uma comunidade quilombola isolada na Serra do Talhado, na Paraíba.

Couro de gato: de Joaquim Pedro de Andrade. Brasil. 1962. 14min. Drama. Sem classificação – Grupo de meninos desce da favela até a cidade para roubar gatos. O objetivo é vender os animais para fabricante de tamborins que utiliza o seu couro.

Blá Blá Blá: de Andrea Tonacci. Brasil. 1968. 26min. Drama. Sem classificação – Ditador, em momento de crise nacional, faz um longo pronunciamento pela televisão. Mas a realidade impõe-se à sua ficção e o controle da situação escapa-lhe.

Serviço:

O que: Mostra de Curtas Brasileiros
Quando: Sexta-feira- 1 de julho – às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro Florianópolis – Fone 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita