Kung Fu como tema de Mostra no Cineclube da Fundação Cultural Badesc

Convite WEB_Mostra O Cinema da Medida

De 11 de agosto a 1º de setembro, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe, sempre às quintas-feiras, a mostra O Cinema da Medida, que inclui filmes de ação focados em Kung Fu.

A mostra contempla quatro filmes de momentos distintos na história do cinema de ação da China “Durante décadas, Hong Kong foi a terceira maior indústria de cinema no mundo. Boa parte de sua popularidade deve-se, sobretudo, aos imaginativos e estilizados, quando não surreais e intensos, filmes Wuxia, oriundos de forte tradição literária e circense. Da década de 1960 até hoje, o cinema de Kung Fu firmou seu nome na história do cinema”, diz o curador da Mostra, Gustavo Salvalággio.

Entre os selecionados, dois filmes do diretor King Hu (O Grande Mestre Beberrão e Um Toque de Zen), que apresenta em sua obra grande equilíbrio na composição do movimento no quadro, e talento para manter esse movimento dentro da montagem. São filmes mais centrados na tradição histórica do gênero. Police Story, de Jackie Chan, faz parte dos filmes urbanos, marcando o estilo de Chan, que é mais frenético e obedece a um rigoroso ritmo cômico: seus filmes nunca param de se mover e seu personagem nunca têm tempo de descansar.  Igualmente cômico é o filme de Tsui Hark, Espadachins da Montanha Mágica, que privilegia o uso de armas em lugar das mãos.

As sessões iniciam às 19h e a entrada é gratuita.

Sinopeses:

Dia 11/08, quinta-feira – O Grande Mestre Beberrão: (Da zui xia) de King Hu. Hong Kong. 1966. 91min. Ação. Sem classificação. Com Pei-Pei Cheng, Hua Yueh e Hung Lieh Chen – Grupo de bandidos sequestra filho do governador, e exige a libertação de seu líder em troca.

Dia 18/08, quinta-feira – Police Story : (Ging chat goo si) de Jackie Chan e Chi-Hwa Chen. Hong Kong. 1985. 109min. Policial. Livre. Com Jackie Chan, Maggie Cheung e Brigitte Lin – Correria, pancadaria, humor e a destruição de um shopping center integram o enredo do filme em que Jackie Chan é um policial que precisa limpar sua reputação.

Dia 25/08, quinta-feira – Espadachins da montanha mágica: (Xin shu shan jian xia) de Hark Tsui. Hong Kong. 1983. 95min. Ação. Sem classificação. Com Biao Yuen, Adam Cheng e Brigitte Lin – Guerreiros chineses partem para uma montanha mágica para salvar o universo.

Dia 01/09, quinta-feira – Um Toque de Zen: (Xia nü) de King Hu. Taiwan. 1971. 180 min. Aventura. Sem classificação. Com Feng Hsu, Chun Shih e Ying Bai – Garota fugindo de oficiais do governo corruptos é ajudada por pintor e monges budistas.