Dia 1, quarta-feira, 19h, Art 7
(Good Night, and Good Luck) de George Clooney. EUA. 2006. 93min. Drama, Histórico. Sem classificação. Com David Strathairn, George Clooney e Robert Downey Jr. Ciclo: Imprensa
Âncora de TV, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Ele revela as táticas e mentiras usadas por Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas, iniciando um confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Dia 2, quinta-feira, 19h, Cine Aliança Francesa
de Roschdy Zem. França. 2014. 100 min. Drama. Livre. Com Marina Foïs, Vincent Rottiers e Yolin François Gauvin.
Jovem envolvido em pequenas gangues, após entrar em conflito com o chefe de uma destas, é obrigado a fugir. Ele vai para a casa de seu pai, um fisiculturista com quem não tem contato algum há muitos anos.
Dia 3, sexta-feira, 19h,
(Tonari no Totoro) de Hayao Miyazaki. Japão. 1988. Animação. Livre. Com Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka, Chika Sakamoto.
Quando duas irmãs se mudam para uma casa de campo com seu pai, a última coisa que elas esperavam era que a floresta em torno fosse habitada por criaturas mágicas, entre elas, o amigável e fofo Totoro.
Dia 6, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
(Le Pont des Arts) de Eugène Green. França. 2004. 126 min. Drama. Sem classificação. Com Adrien Michaux, Natacha Régnier e Alexis Loret.
A vida de dois personagens se cruza de maneira enviesada: uma cantora lírica talentosa entra em crise ao sofrer constantes críticas do maestro do seu grupo musical; enquanto isso, um estudante de filosofia perde cada vez mais o interesse pelo seu objeto de estudo e busca apenas o prazer da música e da literatura.
Dia 7, terça-feira, 19h, CineSesc
A Caverna dos Sonhos Esquecidos
(Cave of Forgotten Dreams) de Werner Herzog. Canadá, EUA, França, Alemanha, Reino Unido. 2010. 90 min. Documentário. Livre. Com Werner Herzog, Jean Clottes e Julien Monney.
A Caverna de Chauvet, sul da França, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade. O diretor obteve acesso exclusivo para filmar dentro da caverna e revelar pinturas intocadas, suscitando questões sobre a humanidade e seu desejo de comunicação.
Dia 8, quarta-feira, 19h, Art 7
(Sweet Smell Of Success) de Alexander Mackendrick. EUA. 1957. 96min. Drama. 12 anos. Com Burt Lancaster, Tony Curtis e Martin Milner. Ciclo: Imprensa
Influente colunista de Nova York deseja impedir o casamento de sua irmã com um músico. Para isso, convence um inescrupuloso assessor de imprensa a destruir o relacionamento da jovem.
Dia 9, quinta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
De Andrea Tonacci. Brasil. 2006. 135 min. Documentário. 12 anos.
Mistura de documentário e reencenação da vida de Carapirú, índio nômade que escapa de um ataque de fazendeiros nos anos 70. Depois de andar sozinho por anos, é capturado a 2 mil quilômetros de seu ponto de partida e vira centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas quanto a sua origem e identidade.
Dia 10, sexta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
de Eduardo Coutinho. Brasil. 1984. 119 min. Documentário. 12 anos. Com Eduardo Coutinho, Tite de Lemos e Ferreira Gullar.
Reconstrução da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962, ocasião em que o filme começa a ser feito. Em razão do golpe de 64, as filmagens são interrompidas e retomadas 17 anos depois, com a ajuda da viúva, dos filhos de João e dos camponeses que estavam nas primeiras filmagens.
Dia 13, segunda-feira, 19h, Cine Africano
(Tawk al Hamama al Mafkoud) de Nacer Khemir. França, Tunísia. 1991. 87 min. Fantasia. 16 anos. Com Navin Chowdhry, Walid Arakji e Ninar Esber.
Estudante de caligrafia árabe encontra fragmento de manuscrito e sai em busca de peças, acreditando que elas os levarão aos segredos do amor. Ele encontra a Princesa de Samarkand e descobre que uma vida inteira não será suficiente para desvendar as reais dimensões do amor.
Dia 14, terça-feira, 19h, Sessão Catarina
Ilhados: Cuba e Estados Unidos, do Bloqueio à Reaproximação
de Michele de Mello. Cuba, Brasil. 2016. 40 min. Documentário. Livre. Com Jorge Bolaños, Juana Carrasco e Omar Everleny.
Três famílias cubanas contam a história da relação política entre a ilha e os EUA, desde 1962 até a retomada de relações diplomáticas, em 2014.
Haverá debate com a presença da diretora: Michele de Mello – jornalista pela UFSC, estudou jornalismo em Cuba por 6 meses, quando gravou este documentário que foi seu trabalho de conclusão de curso.
Dia 15, quarta-feira, 19h, Art 7
(Professione: reporter) de Michelangelo Antonioni. França, Espanha e Itália. 1975. 125min. Suspense, Drama. Sem classificação. Com Jack Nicholson, Maria Schneider e Jenny Runacre. Ciclo: Imprensa
Jornalista em viagem ao Saara conhece um homem muito parecido com ele que morre repentinamente. Querendo livrar-se dos seus problemas e mudar sua vida, David resolve assumir a identidade do falecido.
Dia 16, sexta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
de Michael Warmann. Brasil. 2012. 72 min. Drama. 12 anos. Com André Gatti, Carlos Reichenbach e Eduardo Valente.
Homem encontra uma série de películas Super 8mm, filmadas por seu irmão durante a ditadura militar dos anos 1970. Com estas imagens, ele se lembra das histórias vividas por seu pai, um homem que até hoje espera pelo filho, desaparecido há mais de 30 anos.
Dia 17, sexta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
de Luis Sérgio Person. Brasil. 1965. 107 min. Drama. 12 anos. Com Walmor Chagas, Eva Wilma e Ana Esmeralda.
No contexto de desenvolvimento econômico graças à indústria de automóveis, jovem aproveita para subir de vida e formar uma família, mas segue permanentemente insatisfeito.
Dia 20, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema
(Méditerranée) de Jean-Daniel Pollet. França. 1963. 44 min. Filme-ensaio. Sem classificação.
Experimento com texto e imagem: planos soltos pela bacia do Mediterrâneo intercalados com uma narração em forma de comentário, construindo uma conexão entre presente e passado, além de meditações sobre a ação irreversível do tempo.
(Ride Lonesome) de Budd Boetticher. EUA. 1959. 73 min. Faroeste. Sem classificação. Com Randolph Scott, Karen Steele e Pernell Roberts.
Caçador de recompensas captura o irmão do chefe de uma quadrilha. Rumando a Santa Cruz, ele cruza com dois fora-da-lei e uma mulher.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.
Dia 21, terça-feira, 19h, Foco em Cinema
de Jean-Daniel Pollet. França.1964. 9 min. Filme-ensaio. Sem classificação.
As estruturas de um pequeno templo perdido no meio de um vale acompanhadas por um texto que introduz a ideia da permanência e da eternidade prevalecendo sobre a presença da destruição material e as ruínas do tempo.
(Comanche Station) de Budd Boetticher. EUA.1960. 74 min. Faroeste. Sem classificação. Com Randolph Scott, Nancy Gates e Claude Akins.
Forasteiro resgata uma mulher raptada por índios e leva-a de volta a seu marido. No caminho, eles são abordado por um fora-da-lei que deseja se unir a ele por causa da quantia oferecida como recompensa pelo resgate da mulher.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.
Dia 22, quarta-feira, 19h, Art 7
(The Front Page) de Billy Wilder. EUA. 1975. 105min. Comédia. Livre. Com Jack Lemmon, Walter Matthau e Susan Sarandon. Ciclo: Imprensa
Quando o principal repórter do jornal de Chicago resolve deixar o trabalho para poder se casar, seu implacável editor-chefe o obriga a cobrir o enforcamento de um assassino. Só que o preso escapa e vai se refugiar justamente na redação do jornal.
Dia 23, quinta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
de Adirley Queirós. Brasil. 2014. 90 min. Drama. 12 anos. Com Marquim do Tropa, Shockito e Dilmar Durães.
Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
Dia 24, sexta-feira, 19h, Cinema Brasileiro Antes e Depois
de Carlos Reichenbach. Brasil. 1993. 112 min. Drama. 16 anos. Com Bertrand Duarte, Jandir Ferrari e Andrea Richa.
Dois poetas e amigos de infância lançam um livro numa pastelaria do centro de São Paulo e convidam a mais variada fauna humana para o evento, incluindo um suicida em potencial, cafetões, prostitutas e desocupados.