Vídeo documentário sobre relações políticas entre Cuba e EUA será exibido no Cineclube

16602267_1195987937186615_3748047798105950879_oNa terça-feira, 14 de fevereiro, às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta Ilhados: Cuba e Estados Unidos, do Bloqueio à Reaproximação, um vídeo documentário que trata das relações políticas entre Cuba e Estados Unidos. Após a exibição haverá debate com a diretora do filme, a jornalista Michele de Melo.

No documentário, três famílias cubanas contam a história da relação política entre a ilha caribenha e os Estados Unidos, que percorre três períodos históricos: 1962, quando foi decretado o bloqueio econômico; 1993, ano em que Fidel Castro aprovou a despenalização do uso do dólar para cidadãos cubanos; e 17 de dezembro de 2014, data em que foi anunciado o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961. Cada família divide um mesmo lar, compartilha diferentes pontos de vista e expectativas sobre as mudanças que ainda podem acontecer.

“A proposta surgiu da vontade de fazer com que mais pessoas conhecessem um pouco a história de Cuba e das relações contraditórias entre a ilha e os EUA. Eu morei em Cuba por seis meses e lá gravei o documentário. As imagens foram feitas em três cidades cubanas: Pinar del Río, Havana e Santiago de Cuba”, comenta a diretora do filme.

Michele de Melo é graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e estudou jornalismo em Cuba por seis meses, quando gravou o documentário que foi seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Serviço:
O que: Sessão Catarina: Ilhados: Cuba e Estados Unidos, do Bloqueio à Reaproximação
Quando: 14 de fevereiro de 2017, terça-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita.