Fundação Cultural Badesc traz a exposição coletiva Paisagem Plural

A curadoria da exposição é assinada por Ana Zavadil, atual curadora da Bienal do Mercosul e trabalhos de 20 artistas são apresentados

Exposição Paisagem Plural

No mês em que a Fundação Cultural Badesc comemora 10 anos, a Instituição traz para Florianópolis a exposição coletiva Paisagem Plural, um recorte da melhor produção contemporânea do Rio Grande do Sul. A curadoria é de Ana Zavadil, atual curadora da Bienal do Mercosul, e reúne trabalhos de 20 artistas, que mostram na contemporaneidade a reinvenção da paisagem a partir da natureza, da cultura e da estética. A abertura é na quinta-feira, às 19h no Espaço Fernando Beck, e continua até dia 20 de abril. A entrada é gratuita.

Em Paisagem Plural, a paisagem é usada como foco conceitual das obras, em que a representação poética de cada artista vai desde a natureza em si mesma até a sua dimensão simbólica. A paisagem assume outros significados por meio de subjetividades, metáforas e narrativas, em que a intenção, as tramas e os encontros dão origem aos trabalhos que serão levados à visibilidade pública. Entre os artistas,  Fernando Lindote, gaucho radicado em Florianópolis, Walmor Corrêa, florianopolitano com ampla trajetória no Estado vizinho e a artista catarinense Beatriz Harger.

“Todas as informações registradas no subconsciente de cada artista acaba gerando imagens que, ao serem transportadas para a sua arte, dão um novo sentido à paisagem. Isso significa dizer que vamos encontrar a paisagem de cada um, seja ela inspirada na cidade ou no campo, impregnada de informações ou que mantenham a calma e beleza, o lúdico, ou mesmo as suas cores e as suas luzes”, declara a curadora.

Os outros artistas convidados são: Ana Mähler, Alexandra Eckert, Angela Zaffari, Beatriz Dagnese, Bianca Santini, Fábio André Rheinheimer, Flávio Morsch, Gustavo Rigon, Helena D’Ávila, Marlene Kozicz, Ricardo Giuliani, RosaliPlentz,Silvia Rodrigues, Umbelina Barreto, Vera Reichert, VerluMacke, e Zetti Neuhau .

A Fundação Cultural Badesc  fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

Sobre Ana Zavadil

Ana Zavadil é mestre em Arte Contemporânea pelo programa de pós-graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em Pintura e em História Teoria e Crítica de Arte. Atualmente é curadora da Bienal do Mercosul. Foi curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), fez parte do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), integrou o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de curadoria e de produção executiva de exposições de arte, escreve textos críticos para o site Babilônia. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Curadoria em 2009 pela exposição Um Dia Entre Abril e Junho, realizada na Galeria de Arte da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e, em 2012, pela exposição Poéticas em Paralelo, realizada no MACRS. Realizou curadorias independentes de exposições em Santa Catarina, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro, escreveu diversos textos críticos publicados no Brasil e no exterior.

Serviço: Abertura da exposição Paisagem Plural

Data: 12 de março de 2016
Visitação até 20 de abril de 2016
Local: Fundação Cultural BADES
Entrada e visitação gratuitas.

Convite para divulgação da exposição Paisagem Plural