Goio-En transbordou é exibido na Fundação Cultural Badesc

12800405_817034175092053_7470947517351052047_n

Foi lançado nesta terça-feira (08/03) no Cineclube da Fundação Cultural Badesc o documentário O Goio-En transbordou, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt que conta a história de moradores e ex-moradores do Porto Goio-En, no oeste catarinense. O documentário, que estreou em Chapecó, foi apresentado pela primeira vez em Florianópolis. Após a exibição, houve debate com os diretores. O evento também contou com a presença de José Claudio Caramori, Diretor Presidente do Badesc, João Carlos Grando, Diretor de Operações do Badesc e Roselaine Vinhas, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Sinopse:
Entre as décadas de 20 e 70, os moradores do Goio-En, comunidade às margens do Rio Uruguai, se alegravam com a possibilidade de cheia no rio. Era sinal de trabalho, hora de largar no rio as balsas que transportavam madeira para a Argentina. Em 1965 o “Dilúvio” transformou o local. Hoje, uma “enchente” provocada pela construção da Usina Foz do Chapecó mudou definitivamente o destino da comunidade.