Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky lançam livro na Fundação Cultural Badesc

convite-web_lancamento-artistas-contemporaneas-na-teoria-e-historia-da-arteSerá lançado na quinta-feira, (13/10), às 19h, na Fundação Cultural Badesc o livro Artistas Contemporâneas na Teoria e História da Arte, organizado pelas professoras Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky. A obra, que reúne artigos que tratam de mulheres artistas e história da arte, tem mais de 360 páginas e foi editado pela Associação de Arte-Educadores de Santa Catarina (AAESC).

A primeira parte do livro é resultado de uma parceria docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Ceart/Udesc), por meio de um seminário temático sob título História da Arte como Operação de Hipertexto. A segunda parte, apresenta artigos que tratam de mulheres artistas, resultantes da pesquisa Imagem acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina.

A obra é concomitante com o projeto Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade, coordenado por Rosângela Cherem, que pretende analisar artistas, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI, principalmente que trabalham, estudam, ensinam ou expõem em Santa Catarina e que apresentam um alto potencial imagético a partir de referências, interlocuções e repertórios (distintos arquivos), reconhecendo como os mesmos são processados e combinados no interior de seus trabalhos e obras (singularidades e complexidades dos gestos artísticos).

No dia do lançamento o livro será comercializado a R$ 20.

As professoras

Rosângela Miranda Cherem é doutora em história pela Universidade de São Paula (USP) e doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e programa de pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da Udesc (PPGAV). É coordenadora dos grupos de estudos Percepções e Sensibilidades Imagem- acontecimento.

Sandra Makowiecky é licenciada em Educação artística pela Udesc. Tem especialização em Arte-Educação (Udesc), mestrado em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa e doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC. Atua como professora de Estética e História da Arte (Ceart/Udesc), no curso de Artes Visuais e no PPGAV, na linha de Teoria e História da Arte. Coordena o projeto de pesquisa Contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina.

Serviços:

O que: Lançamento do livro Artistas Contemporâneas na Teoria e História da Arte, organizado pelas professoras Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky.

Quando: 13 de outubro (quinta-feira), às 19h – visitação até 25 de agosto.

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846.

Quanto: Entrada gratuita.  Valor do livro no lançamento R$ 20.