OUTROS EVENTOS

Atividades com diferentes linguagens e propostas são acolhidas ou realizadas pela Fundação. Confira nesta página a programação em cartaz e outras já realizadas. Para saber mais sobre como são organizadas estas atividades, acesse o menu INSCRIÇÕES > COMO PROPOR LANÇAMENTOS E EVENTOS.

Divulgação dos selecionados do Edital 2020

Quatro projetos foram selecionados e aprovados no Edital 2020 da Fundação Cultural BADESC. A seleção foi feita na tarde da terça-feira, dia 28 de abril,…

Fundação Cultural Badesc lança três catálogos virtuais gratuitos na sexta-feira, dia 13 de dezembro

A partir do dia 13 de dezembro, a Fundação Cultural BADESC disponibiliza gratuitamente, na plataforma online Issuu, três catálogos virtuais dos artistas Sérgio Canfield (Exposição…

Amor e guerra no Sudão são temas do filme do debate virtual promovido pelo Cineclube Fundação Cultural BADESC

“AKasha”, o primeiro longa-metragem de ficção do documentarista e ativista sudanês, Hajooj Kuka, é o filme escolhido para o debate virtual da sessão África no Cinema, que acontece no dia 30 de setembro canal do YouTube da Fundação Cultural Badesc.

|

“A Hora da Estrela”, um dos grandes filmes nacionais, é tema de debate online sobre cinema

A edição online da Sessão de Psicanálise vai ao Cinema, promovida pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Sul, vai homenagear a diretora brasileira Susana Amaral, falecida no mês de junho desse ano.

Inscrições para Edital 2022 da Fundação Cultural BADESC abrem em 26 de novembro

Quatro exposições vão ser selecionadas para o calendário do ano que vem; interessados podem se inscrever até 11 de fevereiro de 2022.

Bruna Granucci e Edinara Patzlaff expõem Buquê Marginal

Uma instalação de buquês de mato seco suspensos em varais de linha e a projeção de vídeo experimental na parede integram a exposição Buquê Marginal das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff. A mostra pode ser visitada gratuitamente a partir de 20 de julho de 2021.

Meg Tomio Roussenq apresenta a exposição Pedra-Carne

A partir de 13 de julho de 2021 a Fundação Cultural BADESC recebe uma mostra inédita para visitação presencial gratuita. Meg Tomio Roussenq apresenta a exposição Pedra-Carne, que faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista catarinense.

Nota de pesar: Rodrigo de Haro

O artista e poeta Rodrigo de Haro morreu na manhã da quinta-feira, 1º de julho de 2021, em Florianópolis aos 82 anos. Nascido na França e radicado em Florianópolis, ele era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor pela Universidad del País Vasco e pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ.

Rodrigo de Haro faz parte da história artística de Santa Catarina. Em 2018 recebemos na Fundação Cultural BADESC a exposição Rodrigo de Haro: Sem Repetir Uma Única Estrela. Com curadoria de Fabrício Peixoto e Enéleo Alcides, a mostra reuniu 60 obras – dentre elas pinturas, desenhos, cartazes, livros e manuscritos de coleções particulares e de instituições públicas. E muitas delas foram expostas pela primeira vez.

A equipe da Fundação, em nome da diretora geral, Margaret Waterkemper, expressa os mais sinceros sentimentos para os familiares do artista.

Estamos abertos para visitas presenciais

Nos primeiros meses de 2021, as portas da Fundação Cultural BADESC, localizada no Centro de Florianópolis, reabriram para visitação com agendamento, no entanto, a partir de 1º de junho, o casarão estará aberto de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.

|

Gilberto Gerlach, referência para o cineclubismo

A Fundação Cultural BADESC manifesta com pesar o falecimento do escritor, pesquisador e cinéfilo Gilberto Gerlach, ocorrido em 6 de maio de 2021.

Nascido em São José, Santa Catarina, Gerlach era um apaixonado pela sétima arte, referência para o cineclubismo e foi fundador e administrador do Cine Clube Nossa Senhora do Desterro no Centro Integrado de Cultura (CIC). Ainda na área, ele produziu um filme sobre o município de São José.

Gerlach também era membro da Academia Catarinense de Letras, desde 2011, e lançou livros importantes como “São José da Terra Firme” (2007), “Desterro” (2010), “Ilha de Santa Catarina – Florianópolis” (2015) e “Colônia Blumenau no Sul do Brasil” (2019).

Emitimos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Gilberto Gerlach.

Fundação Cultural BADESC abre agendamento para visitação presencial

Após um período sem receber visitantes de maneira presencial, a Fundação Cultural BADESC, reabre para visitações no mês de maio. Neste primeiro momento as visitas são por agendamento no prédio que fica localizado no Centro de Florianópolis.

RESULTADO RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC 2021

Dez artistas foram selecionados para a Residência Artística da Fundação Cultural BADESC. A seleção foi feita na manhã de domingo, 28 de março, em uma videoconferência entre os integrantes da comissão selecionadora.

|

Estão abertas as inscrições para o Edital de Residência Artística Fundação Cultural BADESC

Os interessados em participar do Edital de Residência Artística Fundação Cultural BADESC já podem fazer as inscrições. Neste edital serão selecionados 10 artistas catarinenses ou residentes em Santa Catarina para participar de encontros, com o objetivo de aperfeiçoar e refletir sobre suas poéticas. Entre os orientadores estão Alexandre Sequeira, de Belém e Rosângela Cherem, de Florianópolis.

Documentário Tatá – O Oleiro estreia na Fundação Cultural BADESC

O Cineclube Fundação Cultural BADESC faz no dia 10 de fevereiro, o lançamento do documentário Tatá – O Oleiro. A atividade virtual será a partir das 19h no Canal do YouTube da instituição e conta com a participação da diretora Elisa Schmidt.

|

Mais de 50 atividades virtuais foram promovidas pela Fundação Cultural BADESC em 2020

Ao longo do ano foram realizadas lives de cursos e aulas sobre artes e assuntos afins, além de exposições e debates do Cineclube. Como uma alternativa de seguir promovendo atividades gratuitas, durante o período de isolamento social, em virtude da Covid-19, a Fundação Cultural BADESC realizou desde o mês de março de 2020, mais de 50 eventos de maneira online.