Fundação Cultural BADESC recebe oficina gratuita de escrita criativa

Encontro ministrado por Marcio Markendorf será no dia 11 de outubro; veja como se inscrever

No dia 11 de outubro, a Fundação Cultural BADESC recebe a oficina de escrita criativa – sonhos, memórias e autoficções, com o professor Dr. Marcio Markendorf. Interessados em participar do encontro gratuito podem se inscrever através do link disponível na bio do @fundacaobadesc. As vagas são limitadas e indicativa para maiores de 16 anos.

Segundo o ministrante, a oficina, com carga horária de 2 horas e que inicia às 16h, é voltada para produção criativa em formatos mínimos e com base em imagens mnemônicas e oníricas pessoais dos participantes. No encontro serão explorados aspectos da instantaneidade e da fragmentação das ficções contemporâneas/pós-modernas, flertando com a tríade literatura-fotografia-paisagem.

Ainda na quarta-feira, dia 11, a partir das 18h30, será realizado o lançamento e entrega do livro “Os Sonhos Perturbados”, de Juliano Adrían.

 

Oficina de Escrita Criativa – sonhos, memórias e autoficções (Clique aqui e se inscreva)

 Sobre o Ministrante:

Marcio Markendorf é professor, pesquisador, escritor e oficineiro. Leciona no Curso de Cinema e no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. É autor da novela literária “Soy loca, Lorca, feito um chien no chão” (Urutau, 2019) e dos livros de contos “A lua fantasma” (Hecatombe, 2023/prelo) e “Os sonhos perturbados de Juliano Adrián” (Aboiz, 2023/prelo). Em parceria com Adriano Salvi, publicou o livro de mininarrativas “Microcontando” (Caiaponte Edições, 2019), obra financiada pela lei de incentivo à cultura de Balneário Camboriú. Publicou também o projeto de microliteratura “Ainda estavam lá” (Edição do autor, 2021), contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à cultura, assinado com Adriano Salvi e André Ricardo Aguiar. Pela lei de incentivo à cultura de Florianópolis, foi contemplado com recursos para publicação do livro de contos “Os sonhos perturbados de Juliano Adrián” (2023). Encontra-se no prelo a coletânea “A lua fantasma” (Editora Hecatombe/Coleção Pajubá, 2023) Publicou, ainda, contos de forma esparsa em periódicos literários e coletâneas, e tem ministrado oficinas de Escrita Criativa em espaços culturais.

Sinopse da proposta:

A Oficina de Escrita Criativa – sonhos, memórias e autoficções é voltada para produção criativa em formatos mínimos e com base em imagens mnemônicas e oníricas pessoais dos participantes. Com um encontro dinâmico, combinando momentos de exposição didática e de prática, os/as/es participantes serão apresentados/as/es a exercícios de escrita autoficcional e o mediador fará um acompanhamento individual dos projetos de microliteratura em desenvolvimento na oficina. A proposta geral é estabelecer uma apropriação da matéria dos sonhos e das recordações pessoais, com vistas as produzir ficções em prosa poética com uma perspectiva minimalista e contemporânea, marcada pela economia de palavras, pela simplificação das formas e pela visualidade do texto verbal.

Conteúdo programático

A Oficina de Escrita Criativa – sonhos, memórias e autoficções pretende explorar aspectos da instantaneidade e da fragmentação das ficções contemporâneas/pós-modernas, flertando com a tríade literatura-fotografia-paisagem. A oficina contemplará conceitos gerais sobre sonho, memória e autoficção; leitura e análise de exemplos ficcionais; aspectos gerais sobre a narrativa breve; aproximações entre conto e fotografia/conto e pintura; poesia visual.

Carga horária: 2 horas/aula, com intervalo de 10 minutos entre cada bloco. 

Público-alvo: a partir de 16 anos. 

Data: 11 de setembro, das 16H00 às 18 horas.

Local: Fundação Cultural BADESC

Inscrições pelo link: https://bit.ly/fcbescrita

Vagas Limitadas