Fundação Cultural Badesc oferece Oficina de Criação Literária dia 25 de abril

A Fundação Cultural Badesc oferece a oficina Microconto, ministrada pelo professor Adriano Salvi, no dia 25 de abril, das 17h às 18:30h. Não será necessário inscrição prévia e serão disponibilizadas 25 vagas. No mesmo dia, às 19h, Adriano lança seu livro, Pá Pum Microcontos, também no espaço da Fundação Badesc. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Esta oficina tenciona disponibilizar estratégias para produção ficcional no gênero microconto. Esse tipo de narrativa – também chamada de microliteratura – se caracteriza por uma perspectiva minimalista, pela economia de palavras, por textos sugestivos, pela participação ativa do leitor no preenchimento de lacunas e alusões, e por dialogar com as tecnologias digitais tais como o Twitter e o Instagram. Os interessados em criação literária serão apresentados a técnicas e exercícios de escrita criativa, instrumentos necessários para o desenvolvimento de projetos de microliteratura. Por meio de um encontro dinâmico, aos moldes de um intensivo de produção de narrativas, o mediador da oficina irá propor exercícios de escrita e o desenvolvimento de microcontos. A metodologia de trabalho assenta-se em um ambiente proativo de criação, de democrática e respeitosa intervenção crítica e de reflexão individual guiada sobre os processos criativos.

BIOGRAFIA DO MINISTRANTE

Adriano Salvi é professor de língua portuguesa e literatura em Itajaí. É autor do livro de microcontos “Pá Pum” (Editora Viseu, 2018). Foi vencedor na área de publicação do Edital da Fundação Cultural de Cultura de Balneário Camboriú com o projeto “Microconto: criação e crítica”, cuja proposta é a publicação de um novo livro de microcontos – em parceria com Marcio Markendorf – e o oferecimento gratuito de palestras sobre microliteratura e oficinas de criação literária.

Serviço:

O que: Oficina de Criação Literária: microconto

Quando: quinta-feira, 25 de abril, das 17h às 18h30

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC/ (48) 3224-8846

Entrada gratuita.